por-que-adotar-o-sistema-toyota-de-producao

Por que adotar o sistema Toyota de produção

Toda empresa almeja evoluir, conquistar mais clientes, lucrar e se destacar entre as concorrentes, mas apenas desejar não é o suficiente.

Uma ótima forma de alcançar esses objetivos, é com a implementação do sistema Lean Manufacturing de produção, através dessa mudança esses objetivos podem ser alcançados, mas por que isso acontece? De que forma isso pode se tornar possível?

Ao reduzir o desperdício, sua empresa está reduzindo o Lead Time da produção, que é o tempo entre o momento em que a matéria prima é recebida até o momento final onde o produto é entregue. Qualquer processo que não agregue valor, como por exemplo a demora no atendimento de clientes, não é um processo que agrega valor, ou seja, esse processo precisa ser aprimorado, o que agrega valor são processos como entregar seus produtos dentro do prazo estipulado, e com a qualidade esperada.

A implantação do sistema de manufatura enxuta proporciona a obtenção de processos altamente produtivos e flexíveis, por conta de suas ferramentas disponíveis que obedecem ao conceito Just in Time: a busca constante por melhores práticas que promovam um fluxo de produção suave e eficiente capaz de atender a demanda.

Organizações que usam a metodologia Lean desenvolvem esse senso de competitividade e qualidade através da aplicação constante de processos de melhorias, e é desta forma que você conseguirá alcançar suas metas!

Entenda como o surgiu o sistema Lean de produção:

Desenvolvido pela Toyota Motor Corporation, o Lean passou a ganhar destaque após pesquisadores do MIT perceberem que a Toyota levava vantagem em muitos indicadores de qualidade, principalmente no setor automobilístico.

Existem alguns tipos mais comuns de desperdícios, como por exemplo, transporte, movimentação, estoque, excesso de produção, excesso de processamento, produção de defeitos e movimentação, mas vale ressaltar que isso pode variar de acordo com as necessidade de cada empresa, é nesse momento de adaptação que entra a necessidade da habilidade de detectar quais os problemas existentes na sua empresa.

Os funcionários de uma empresa enxuta são considerados a chave para o sucesso do seu negócio, isso vai desde o ajudante operacional até o diretor executivo. A diversidade cultural nestas companhias e a relação de integridade e respeito por parte de cada membro em discutir suas diferentes visões e opiniões é extremamente estimulada, afinal, diferentes cabeças pensam melhor que uma.

Mas por onde começar? Uma maneira de iniciar o processo de implementação da metodologia em sua empresa é aprendendo sobre o assunto.

Cursos de certificação como os oferecidos pela escola EDTI o tornam apto a executar projetos de melhoria que utilizam a metodologia Lean Seis Sigma.

O método Lean Seis Sigma:

Na metodologia utilizada nos cursos de certificação da Escola EDTI, os alunos são formados para utilizar tanto a metodologia Lean quanto a Six Sigma, o que isso significa?

As duas metodologias têm o objetivo de aumentar diretamente o lucro da empresa, mas elas agem de maneiras diferentes nos sistemas de produção, cabe a cada uma se atentar as suas necessidades e escolher qual caminho escolher.

Você deve estar se perguntando, mas qual as diferenças entre eles? Se ambos focam em melhorias de processos.

O método Seis Sigma age reduzindo a variabilidade e os erros do processo, visando torná-lo mais eficiente, já o método Lean foca em reduzir desperdícios e aumentar a velocidade da produção para aumentar a eficiência.

É importante ressaltar que esse processo deve envolver todos os níveis da empresa para trazer uma melhora ao nível global. A ideia é que cada funcionário seja a pessoa mais adequada para identificar os processos e erros da etapa de sua responsabilidade.

Todos os funcionários devem participar de iniciativas de melhoria, buscando identificar oportunidades de reduzir evitar os erros ao longo de todo o processo. Em geral, os próprios funcionários estão aptos para reconhecer a necessidade de uma melhoria e eles mesmos são autorizados a tomar decisões imediatas, de acordo com a demanda.

 

Se interessou sobre esse assunto? Gostaria de se informar desde já?

Realize nosso curso de White Belt! Este curso está disponibilizado para você sem custo algum. Nele você descobrirá muito mais sobre a metodologia Lean Seis Sigma e a realização de projetos de melhoria, e ainda receberá um certificado após terminar o curso.

Para mais informações entre em contato: (19) 3327-2087 / (11) 2050-8600 / (21) 3512-1112 / (31) 3370-7007 / (85) 3771-0505, ficaremos felizes em atende-lo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.