Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Lean digital: o que é, princípios, ferramentas e como aplicar

Lean digital: o que é, princípios, ferramentas e como aplicar

O conceito Lean digital surge em razão da necessidade das empresas de digitalizarem seus processos, sem que isso implique em altos custos.

Ele busca aliar o melhor da metodologia Lean Manufacturing de combate ao desperdício ao contexto da Transformação Digital, servindo assim como um impulsionador para a inovação.

Entenda como ele se aplica nas empresas e como você pode ser o agente da mudança utilizando suas ferramentas.

lean digital

O que é Lean digital?

Lean digital é um conceito, mas também um framework de trabalho no qual líderes e gestores usam os preceitos enxutos mesclados a uma abordagem tecnológica.

Não é que a tecnologia não estivesse presente antes nos métodos Lean.

A diferença é a exigência muito maior por acelerar o processo de inovação.

Afinal, o mundo é cada vez mais Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo (VUCA World) e até mesmo as metodologias precisam se adequar a esse contexto.

Quais os princípios do Lean digital?

Não estamos reinventando a roda quando falamos de Lean digital.

Embora seja uma nova abordagem, os mesmos princípios norteadores da metodologia consagrada por empresas como Toyota, GM e Motorola continuam valendo.

O que muda é que esses princípios passam a ser a referência para a entrega de produtos digitais conforme as boas práticas enxutas.

Também se aplicam para a redução dos tipos de desperdício típicos das empresas de base tecnológica e digital.

Vamos rever esses princípios para entender melhor como isso acontece?

Valor para o cliente

Se tem uma coisa que não muda no cenário empresarial é que o cliente deve estar no centro de todas as decisões.

O Lean Manufacturing e a sua versão voltada para a qualidade, o Lean Six Sigma, mantiveram durante décadas esse princípio inegociável.

Ele nos diz que, só ao identificar onde a empresa entrega valor para o cliente, podem ser criadas as condições para o sucesso de um negócio.

Fluxo de valor

Os serviços digitais se destacam por serem altamente escaláveis, ou seja, passíveis de serem melhorados sem investimentos muito pesados.

É nesse novo contexto que o Lean digital se insere, dando respostas para que as empresas desenvolvam soluções ao mapear seus processos produtivos.

Conhecendo melhor o fluxo de valor no qual suas atividades se baseiam, é possível então continuar melhorando, entregando softwares e serviços com qualidade superior.

Fluxos contínuos

No Lean tradicional, o estoque é o calcanhar de Aquiles das empresas e o principal obstáculo para o fluxo contínuo de entregas.

Porém, nas empresas digitais não existe estoque. O que nos diz o Lean digital sobre isso?

Nesse caso, vale resgatar o que diz uma outra abordagem, o Lean Services, segundo o qual o atendimento deve ser imediato.

Produção puxada pela demanda

No Lean digital, as empresas continuam produzindo alinhadas à demanda de seus respectivos mercados, como sempre previsto pelo conceito Lean.

Elas também precisam mensurar suas próprias capacidades, de modo que não só atendam a demanda na justa medida como mantenham a qualidade em tudo que fazem.

Kaizen

Outro ponto em que a abordagem Lean digital mantém os tradicionais princípios Lean é a “obsessão” por melhorar continuamente, dentro da filosofia Kaizen.

Dessa forma, a empresa não só se protege da ameaça de novos entrantes, como previsto nas 5 Forças de Porter, como evita a arriscada zona de conforto.

Pense bem: quantas marcas poderosas já não vimos naufragar por que se acomodaram com o seu próprio sucesso?

Pois é isso que o mindset Kaizen busca evitar.

👉 Saiba como aplicar o Kaizen e dê um passo decisivo para a melhoria contínua com este material gratuito!

lean digital

Quais as principais ferramentas do lean digital?

Conceitos e princípios só são válidos quando acompanhados de ferramentas que viabilizem sua implementação.

No caso do Lean digital, as ferramentas de sempre usadas em Lean Six Sigma permanecem, sendo utilizadas por gestores de todas as graduações em suas atividades.

Conheça algumas delas a seguir.

Heijunka

Heijunka é um termo japonês que significa “nivelamento” e está na base da Casa Lean, modelo usado para a introdução da metodologia em todas as áreas de uma empresa.

Seu objetivo é manter o fluxo contínuo de produção, de modo a compensar as diferenças entre as demandas para produtos distintos.

Jidoka

As empresas digitais precisam estar em constante processo de aperfeiçoamento das soluções que desenvolvem.

A ferramenta Jidoka é de grande utilidade nesse contexto, ajudando a identificar falhas e defeitos por meio de quatro princípios:

  • Identificação de uma anomalia
  • Parada do processo
  • Resolução imediata do problema 
  • Investigação e eliminação da causa raiz.

Value Stream Mapping

Também conhecido como Mapofluxograma, o Value Stream Mapping é usado dentro da metodologia Lean para análise de estado de um fluxo e a projeção de um estado futuro.

É utilizado para mapear o fluxo de valor de uma atividade, de modo que todas as etapas de criação de um produto sejam precisamente identificadas para posterior melhoria.

PDCA

O ciclo PDCA é uma ferramenta padrão, sem a qual não se pode utilizar o roteiro DMAIC, uma das bases da metodologia Lean Six Sigma.

Consiste em um ciclo ininterrupto de quatro etapas, nas quais cada uma significa:

  • P (Plan), na qual a empresa identifica um problema e onde ele se inicia, planejando como solucioná-lo
  • D (Do), em que o planejamento passa à ação
  • C (Check), etapa de verificação para saber se as ações foram corretamente executadas
  • A (Act), fase final em que a gestão revisa tudo, fazendo os ajustes necessários.

👉 Aprenda a aplicar o ciclo PDCA em seus negócios e tenha resultados acima da média, com este e-book desenvolvido pelo time da EDTI.

Kanban

Já a ferramenta Kanban consiste em um quadro, no qual a empresa organiza seus fluxos produtivos dentro de três colunas:

  • À esquerda, são listadas as tarefas por fazer
  • Na do centro, as que estão em andamento
  • À direita, as que foram concluídas.

Como implementar o Lean digital nas empresas?

Nenhum negócio se torna Lean, muito menos digital, sem o suporte de profissionais extremamente qualificados.

Você pode entrar no radar das grandes empresas com uma formação em Lean Six Sigma que vai destacar o seu currículo.

Seja “o cara” que o mercado procura, certificando-se nas graduações Green Belt e Black Belt na Escola EDTI, onde você também se qualifica em diversos cursos a distância.

Aprenda também como implementar o Lean Six Sigma para uma gestão bem sucedida, acessando este material completo e 100% gratuito!

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: