O treinamento corporativo é muito mais do que um meio de formar colaboradores, é um importante diferencial competitivo.
É o que aponta a pesquisa Workplace Learning Report 2022 (em inglês), em que 72% das lideranças entrevistadas opinam que treinamento e desenvolvimento são funções estratégicas.
Faz todo sentido, se considerarmos que, para 92% das pessoas entrevistadas em um estudo da Axonify (também em inglês), o treinamento certo pode aumentar o engajamento com o trabalho.
Pessoas bem treinadas produzem mais, consomem menos recursos e geram mais valor em suas atividades.
Veja ao longo deste artigo como conseguir esses resultados em seu negócio e conheça os tipos de treinamento que podem ser aplicados para isso.

O que é treinamento corporativo?
Treinamento corporativo é uma solução de caráter técnico-pedagógico para formar ou aperfeiçoar competências, habilidades e atitudes.
Em certos casos, vale mais a pena para a empresa investir nesse tipo de formação do que enviar seus colaboradores para estudar ou assimilar novas técnicas externamente.
Isso porque, ao treinar as pessoas em seus próprios termos, a empresa garante que o empregado vai adquirir os conhecimentos necessários para desempenhar bem suas funções.
Como mostram as pesquisas, os líderes das empresas tratam do assunto como parte da estratégia, em razão das muitas vantagens advindas de um treinamento in company.
Qual a diferença entre educação corporativa e treinamento?
É bastante comum no meio empresarial e corporativo que termos distintos sejam usados para definir a mesma coisa.
As razões para isso variam, mas no geral, certos termos não passam de adereços, apenas uma forma mais pomposa de mencionar um termo popular.
Nesse sentido, é frequente que o treinamento corporativo seja referenciado como “educação corporativa”, principalmente nas empresas que contam com universidades corporativas.
No final, tudo trata da mesma questão: treinar, desenvolver e capacitar as pessoas para que elas gerem resultados melhores nas organizações.
Qual é a importância do treinamento corporativo?
Capacitar um colaborador é um investimento que a empresa faz nele e no desenvolvimento do próprio negócio.
Essa é uma maneira de reduzir as taxas de rotatividade, um mal que aflige empresas de todos os tamanhos e segmentos.
Uma das razões para que esse problema se agrave é justamente a falta de investimentos das empresas em sua força de trabalho.
É o que se pode concluir pela leitura do Workplace Learning Report versão 2020 (em inglês).
Segundo o estudo, 94% dos funcionários acreditam que permaneceriam na empresa por um período maior se houvesse investimentos em seu aprendizado e desenvolvimento.
Essa maioria esmagadora favorável ao treinamento corporativo não é obra do acaso, considerando suas muitas vantagens, como veremos na sequência.
Vantagens do treinamento corporativo para o colaborador
O Workplace Learning Report 2022 traz um outro dado importante: funcionários que avaliam positivamente suas empresas têm 25% mais chances de serem felizes no trabalho e 31% são mais propensos a recomendar sua organização para outros.
Portanto, fica claro que, além de ser um investimento na formação, o treinamento corporativo tem também um forte componente motivacional.
Um dos principais desafios que as empresas enfrentam desde sempre é encontrar meios de manter seus colaboradores engajados.
Como se pode ver, o treinamento é uma excelente solução nesse sentido, para não falar dos benefícios em termos de performance e rendimento.
Além das vantagens para os colaboradores, as empresas também colhem os frutos desse investimento estratégico.
Confira a seguir de que forma isso acontece.
Vantagens do treinamento corporativo para a empresa
Ainda segundo o WLR 2022, 79% dos profissionais de treinamento corporativo concordam que sai mais barato requalificar um funcionário do que contratar um novo.
As empresas evitam um grande custo associado às novas contratações, entre os quais está a formação dos recém-admitidos.
Lembrando que, para demitir, há os gastos com rescisões, mais dispendiosas quanto mais antigo for o colaborador demitido.
Além disso, uma nova contratação gera um custo extra com processos seletivos, em especial quando a empresa terceiriza o seu RH.
Tudo isso só justifica os investimentos em treinamento corporativo, uma via inteligente, econômica e vantajosa para o crescimento de todos os envolvidos.
Tipos de treinamento corporativo
Bons resultados nunca acontecem por acaso, ainda que uma certa dose de sorte sempre ajude.
O que vale mesmo é investir de forma estratégica, a começar pela escolha do tipo de treinamento.
Do contrário, o que era para ser um investimento não passará de um mais um gasto supérfluo.
A melhor decisão é sempre aquela pautada em critérios sólidos, utilizando dados em uma abordagem pragmática da situação.
Não basta apenas treinar, quando esse treinamento não se ajusta às demandas da empresa ou se alinha às expectativas das pessoas.
Uma maneira de não cair na armadilha de uma escolha irrefletida é ficar a par dos tipos de treinamento que as empresas de sucesso costumam implementar.
Acompanhe quais são nos tópicos seguintes.
Onboarding
Treinamentos onboarding têm como finalidade principal a integração de novos empregados, o que faz dele o mais comum nas empresas.
É por esse tipo de treinamento corporativo que as organizações preparam quem está chegando para desempenhar suas atividades e rotinas.
Sendo assim, essa é uma solução prática, em que o colaborador recém-admitido aprende fazendo, orientado por quem já sabe.
Embora seja muito importante, o onboarding pode ser também um indicador das taxas de rotatividade.
Quando ele é constantemente aplicado, pode sinalizar que a empresa está demitindo muitas pessoas.
Pode ainda indicar que o negócio está em expansão, recrutando mais mão de obra para dar conta de seus processos.
Hard Skills
As técnicas e habilidades que aprendemos para exercer uma profissão são conhecidas também como hard skills.
Esse é um tipo de treinamento corporativo que as empresas aplicam quando seus colaboradores precisam tomar conhecimento de alguma nova ferramenta ou método de trabalho.
Um bom exemplo disso são as que investem na formação em Lean Six Sigma, metodologia amplamente utilizada pelas empresas para aumentar a qualidade e reduzir o desperdício.
Para dominar as ferramentas Lean, é preciso qualificar-se por meio de graduações como Green Belt e Black Belt.
A propósito, a Escola EDTI apoia as empresas nesse tipo de formação, com um programa feito sob medida: o EDTI for Business, do qual vamos falar mais adiante.
Coaching
As soluções em treinamento que vimos até aqui se aplicam em geral de forma coletiva.
Porém, em certos casos, é possível que haja necessidade de um acompanhamento individualizado.
O coaching responde bem a esse desafio, por meio de sessões de treinamento personalizadas.
É indicado quando a empresa detecta um talento, mas que por alguma lacuna em sua formação, ele não consegue desenvolver todo seu potencial.
Também é uma solução indicada para treinar e desenvolver líderes e gestores, por meio de abordagens criadas para contextos específicos.
O coaching pode também se desdobrar em diversos tipos, dependendo da necessidade de cada empresa e de seus colaboradores individualmente.
Gamificação
Em uma linha mais lúdica, a gamificação é uma forma de treinamento que ajuda a desenvolver habilidades enquanto entretém.
Por isso, é um tipo de treinamento indicado para as empresas que precisam melhorar o clima organizacional.
Em vez de aulas, as pessoas aprendem sobre seus ofícios na forma de jograis, gincanas e concursos.
Por serem atividades realizadas em grupos, elas reforçam o espírito de equipe, aproximando os indivíduos.
Ajuda também a motivar os empregados, que passam a ver a empresa não como um local chato, onde só existem obrigações.
De qualquer forma, esse tipo de treinamento rende mais quando os colaboradores decidem quais tipos de jogos gostariam de participar.
Reciclagem
Existem organizações em que a faixa etária mais elevada dos colaboradores pode motivar investimentos em reciclagem.
Nelas, faz-se necessário um investimento maior em treinamentos para que os profissionais se atualizem em relação às práticas mais recentes.
O termo “reciclagem” pode soar pejorativo, mas no contexto empresarial ele nada mais é do que uma maneira de se referir a um processo de readequação da mão de obra.
Para a empresa, tem a vantagem de aproveitar toda a experiência de quem já está no time, sem ter que arcar com o custo das novas contratações.
Os colaboradores com mais bagagem também ganham, ao aprender técnicas novas que os colocam em uma condição diferenciada na empresa.
Segurança
Para as empresas de segmentos como saúde, industrial e construção civil, os treinamentos voltados à segurança são mandatórios.
Afinal, existe um custo associado aos acidentes de trabalho, considerando o alto risco a que seus trabalhadores estão sujeitos.
Investir em treinamentos de segurança é a melhor forma de evitá-los, por meio de rotinas focadas na prevenção de sinistros.
Em cenários de catástrofes, esse tipo de treinamento pode fazer muita diferença, poupando vidas.
Incêndios, desabamentos, curtos-circuitos e outros imprevistos demandam pessoas muito preparadas na parte técnica e psicológica para apoiar os demais.
Para isso, nada melhor do que investir em rotinas que as qualifiquem para agir se o pior acontecer.
Como montar um treinamento corporativo?
Por ser um ativo estratégico, o treinamento corporativo demanda um planejamento para ser estruturado.
Como vimos, os bons resultados jamais são por acaso, mesmo que o fator sorte exerça alguma influência.
Os líderes responsáveis pela elaboração dos treinamentos em uma empresa devem ser cirúrgicos ao escolher qual deles aplicar e a quem serão direcionados.
Lembre-se que, no contexto empresarial, todo e qualquer custo deve ser calculado antecipadamente, tendo em conta os riscos que o negócio pode correr.
Isso se aplica com uma ênfase ainda maior nas empresas que nunca desenvolveram qualquer tipo de rotina de treinamento com seus funcionários.
Se for o caso da sua, entenda a seguir o que fazer para não errar.
Identifique pontos de melhoria
O treinamento corporativo precisa ser validado pelas lideranças, que vão primeiro considerar as necessidades do negócio.
Se as vendas vão mal, por exemplo, pode ser preciso investir em treinamentos corporativos para qualificar a força de vendas.
Na indústria, a incidência constante de defeitos pode motivar investimentos para qualificar a mão de obra no chão de fábrica.
Portanto, o primeiro passo é identificar em que aspecto a empresa se mostra aquém dos seus concorrentes.
A partir disso, as lideranças vão em busca das lacunas que os colaboradores possam ter e que expliquem os resultados abaixo do esperado.
Obtenha o feedback dos colaboradores
A elaboração de uma rotina de treinamento consiste em um trabalho investigativo minucioso.
Depois de detectar no que a empresa precisa melhorar, é hora de ir mais fundo, identificando as falhas que estão levando aos maus resultados.
Uma maneira de fazer esse diagnóstico é obter dos próprios colaboradores feedbacks que ajudem a entender o que se passa.
No entanto, pode ser que as opiniões e as impressões deles não sejam o bastante, demandando uma pesquisa mais aprofundada, com base em métodos estatísticos.
O que importa é que, no final, o feedback dos empregados explique as falhas previamente detectadas na empresa como um todo.
Planeje o treinamento
A investigação interna e as opiniões dos colaboradores são parte do processo de coleta de dados necessário para a etapa do planejamento.
É nela que a empresa vai definir locais, datas, horários e a metodologia de ensino a ser implementada para obter os resultados esperados.
Também será nessa fase que os gestores vão definir o orçamento, ferramentas, pessoas e parcerias que vão ajudar a compor os treinamentos.
Além disso, é no planejamento que serão escolhidos os Key Performance Indicators (KPI) usados para avaliar o quão bem sucedida está sendo a estratégia.
Vale ainda antecipar eventuais riscos para que, se necessário, a empresa acione um “plano B” em termos de treinamento.
Por exemplo: em caso de baixa adesão, o que a empresa pode fazer para motivar as pessoas a participar?
Execute monitorando
Toda ação estratégica precisa ter seus resultados avaliados.
Com os treinamentos corporativos, não é diferente.
Uma boa referência nesse sentido é a metodologia Scrum, na qual o daily Scrum é um tipo de reunião diária de no máximo 15 minutos, cujo objetivo é avaliar o que foi feito no dia anterior.
Desta forma, os resultados são avaliados à medida que acontecem, o que permite ajustes quase em tempo real.
Fica mais fácil do que deixar um eventual problema virar uma bola de neve, causando danos maiores, que dificilmente poderiam ser corrigidos.
Isso sem falar que avaliar enquanto treina já é um exercício para a empresa implementar a melhoria contínua em seus treinamentos.
Avalie os resultados
O processo ininterrupto de avaliação deve gerar dados, que ao final de cada rotina de treinamento, vão expressar o seu sucesso ou não.
Com taxa de adesões, a empresa pode depois comparar com o índice de presenças, a fim de saber se os colaboradores participaram do início ao fim.
Outra forma de avaliar os resultados é verificar o próprio rendimento nas atividades que tenham sido alvo dos treinamentos.
Se a empresa implementou uma rotina para ensinar como operar um certo equipamento, ela pode avaliar os resultados a partir da produtividade, por exemplo.
O importante é que os treinamentos possam ser avaliados em números, de maneira que se possa quantificar seus resultados.

O que é uma plataforma de treinamento corporativo?
Para algumas empresas, desenvolver uma rotina de treinamento do zero pode parecer uma missão impossível.
É por isso que algumas delas preferem recorrer às plataformas de treinamento corporativo, uma solução disponibilizada como uma Platform as a Service (PaaS).
A organização contrata os serviços de uma outra empresa, que concede o acesso a um programa online de treinamento.
Alguns deles podem inclusive ser usados em um regime híbrido, em que os conteúdos em vídeo orientam treinamentos presenciais.
Existem ainda os conteúdos assíncronos, em geral vídeos que os participantes dos treinamentos podem assistir em qualquer horário, sem a necessidade de aulas ao vivo.
Quais as vantagens da plataforma de treinamento corporativo?
A principal justificativa para investir em uma plataforma de treinamento corporativo é, como vimos, a dificuldade de estruturar um programa de formação e capacitação.
Essa é uma solução bem mais barata, com a vantagem de ser, em geral, desenvolvida por empresas com experiência em treinamentos in company.
Para organizações de pequeno porte, é uma solução mais viável, já que dispensa a contratação de profissionais e investimentos em infraestrutura.
Escolha o melhor treinamento para a sua empresa
O programa EDTI for Business é a solução que você buscava para implementar um treinamento corporativo!
Nela, você encontra a plataforma EDTI Pass, focada na capacitação profissional por meio de treinamentos voltados à melhoria de processos, Lean e Six Sigma.
Com ela, sua empresa tem acesso a treinamentos certificados em todos os nossos cursos, incluindo Green Belt e Black Belt, por meio da coparticipação colaborador e empresa!
Conclusão
O treinamento corporativo é indiscutivelmente uma boa resposta para as empresas quando sua mão de obra precisa de um upgrade ou de uma requalificação completa.
A EDTI apoia o seu negócio ao implementar essa estratégia, com um programa pensado para atender às necessidades de empresas, não importa o seu tamanho ou nicho de mercado.